segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIRECTV acena com 4K este ano

Numa rápida entrevista ao DSL Reports, site americano especializado em tecnologia de televisão, o presidente da DirecTV, Michael White, anunciou que a operadora pretende ter um serviço de video-on-demand em 4K até o final do ano. Não deu detalhes, mas explicou que o projeto está sendo conduzido com toda cautela, depois do “trauma” que foi a tentativa de implantação da TV 3D, quatro anos atrás. Nós mesmos comentamos aqui, na época, sobre a empolgação em torno dessa tecnologia, quando alguns puderam assistir aos jogos da Copa do Mundo da África do Sul em seus aparelhos 3D. Dizia-se que em pouco tempo “tudo seria tridimensional”. Bem, viu-se o que aconteceu depois. Hoje, até mesmo os cinemas relutam em programar filmes tendo que distribuir aqueles óculos… Com o 4K acontece fenômeno semelhante aos primeiros tempos do 3D, só que, como bem lembrou White em sua entrevista, não há o incômodo dos óculos. “Falta mais conteúdo, mas falta principalmente uma boa quantidade de TVs 4K nas casas das pessoas”, disse ele. “Melhorou muito este ano, mas ainda é pouco. Estamos acompanhando as vendas, e é isso que será decisivo para decidirmos quanto investir em 4K”. Lendo essas palavras, lembrei de uma conversa tempos atrás com um executivo do setor que me dizia não ver grandes vantagens para uma emissora fazer esses investimentos. “Até hoje estamos pagando pelo HD”, queixou-se ele. “É tudo muito bonito, mas a verdade é que essas novas tecnologias só nos trazem custos. Ninguém está faturando mais por exibir programas em HD, e isso também irá ocorrer com o 4K”. Falando há algumas semanas com Raymundo Barros, diretor da Globo, não me pareceu que ele compartilhe desse pessimismo: “A digitalização no nosso mercado é inevitável”, disse ele. “Não há alternativa, porque os telespectadores estão expostos a padrões de qualidade crescentes. Nosso desafio é encontrar o melhor modelo de negócio”. Fonte:antenados sky e cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário