segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Fim do sensacionalismo? Nova lei pode proibir imagens de câmeras de segurança em telejornais policialescos em TV aberta
Usar imagens de câmeras de segurança pra mostrar crimes em telejornais policialescos é uma prática bastante comum. No entanto, isso pode acabar em breve, caso uma nova lei seja aprovada.
O Projeto de Lei 5412/2013, proposto pela deputada Rosane Ferreira (PV/PR), visa tornar crime a veiculação de sequências de violência capturadas através do circuito interno de câmeras de segurança. O projeto está sob os cuidados da Câmara dos Deputados.
Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, o expediente só poderá ser explorado caso exista prévia autorização dos envolvidos ou da Justiça. “Essas cenas são exibidas pelas emissoras, embaladas em um manto de prestação de serviço público, explorando a imagem dos envolvidos atrás apenas de audiência, banalizando o crime”, diz Rosane.
O projeto de lei pretende acabar e evitar com a exposição de vítimas e também de acusados. Como já citado, programas como “Cidade Alerta” (Record) e “Brasil Urgente” (Band), que muitas vezes exibem as imagens como um atrativo pra conseguir audiência, perderão um dos seus grandes trunfos.
Fonte:RD1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário