quarta-feira, 20 de agosto de 2014

APÓS SEAC TV POR ASSINATURA CRESCE 60%

A Lei n° 12.485/11, que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), abrindo o mercado de TV por assinatura, completará três anos no próximo mês com resultados positivos, avalia a Anatel. A quantidade de usuários do serviço cresceu em torno de 60% no período, passando de 12,7 milhões para 19 milhões e deve fechar o ano com mais de 20 milhões de usuários, e com a participação de 61 novas empresas autorizadas até o momento. Para o superintendente de Outorgas e Recurso à Prestação, Marconi Maya, esses resultados são expressivos, levando-se em conta o baixo crescimento econômico do país nesses três anos. E ressalta que a TV paga tem ajudado a aumentar o caixa das grandes operadoras, que podem ofertar serviços de vídeo, junto com internet e voz. No ano passado, a TV por assinatura registrou um faturamento total de R$ 27,9 bilhões, segundo números da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Grande parte das novas operadoras, entretanto, é formada por pequenos provedores de internet, que também passam a dispor de oferta conjunta de serviços. “Hoje, o interesse maior do consumidor é por vídeo”, destaca Maya. Atualmente, as operadoras regionais já respondem por 2,2% dos assinantes. Além das novas empresas, 215 outorgas antigas foram adaptadas para o novo serviço. Outras 147 antigas não sofreram alterações. Com a oferta maior, o custo do serviço também caiu. Porém, para Maya, ainda há espaço para mais reduções, mas reconhece que o alto custo de programação é ainda uma barreira para o crescimento de assinantes. “Essa é uma questão que precisa ser resolvida pelo próprio mercado”, afirma. De acordo com levantamento da ABTA, em uma amostra de 49 países, o Brasil ficou na 30ª posição, abaixo da média mundial, com um preço de pacote básico de US$ 22,34. Em 2013, o Brasil aparecia com o 27º pacote básico mais caro, a US$ 23,25. Fonte:ANTENADOS SKY & CIA

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