quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Personagens de ‘Frozen’ derrubam Barbie da liderança dos brinquedos para meninas nos EUA

NOVA YORK - As bonecas das personagens de “Frozen — Uma aventura congelante” tornaram-se o mais cobiçado brinquedo para meninas no inicio da temporada de vendas de fim de ano, nos Estados Unidos. Com isso, pela primeira vez, a boneca Barbie perdeu a posição de líder, revelou uma pesquisa realizada pela Federação Nacional do Varejo (NRF, na sigla em inglês). Cerca de 20% dos pais pretendem comprar presentes “Frozen” para suas filhas, revelou o estudo da federação com sede em Washington. A Barbie, escolhida por 17% dos pais este ano, havia encabeçado a lista ao longo dos 11 anos em que a pesquisa é realizada. Os brinquedos Lego foram a escolha mais popular dos pais para os meninos, com 14% optando por eles, apontou o levantamento. Os resultados da pesquisa representam mais um revés para a Mattel, fabricante da Barbie, que já havia perdido espaço para outras marcas de bonecas e atraído crítica devido às proporções pouco realistas do corpo da boneca. As vendas globais da Barbie caíram 21% no último trimestre. A popularidade de trajes de Halloween com o tema de “Frozen”, por sua vez, talvez tenha ampliado a visibilidade da marca, afirmou Pam Goodfellow, diretora da Prosper Insights & Analytics, que trabalhou na pesquisa. “A Barbie tem sido o principal brinquedo para meninas por mais de uma década, mas não é surpresa que a “Frozen” da Disney tenham tomado o primeiro lugar, com o filme na cabeça das crianças”, disse ela em um comunicado. A queda da Barbie, que é a maior marca registrada de brinquedo no mundo, com vendas globais superando US$ 1 bilhão, não tem sido uma boa notícia para os acionistas da Mattel. As ações da companhia caíram 34% este ano até a última segunda-feira. Este percentual se compara ao recuo de 12% do índice Standard & Poor’s 500. FATURAMENTO ALTO Mas, mesmo com a perda de status da Barbie, a Mattel se beneficiou da popularidade do “Frozen — Uma aventura congelante”, um filme da Walt Disney sobre duas princesas irmãs que vivem num reino congelado. A companhia fez bonecas da rainha Elsa e da princesa Anna, baseadas nas personagem do filme. Lançado no ano passado, “Frozen — Uma aventura congelante” é o desenho animado de maior sucesso de todos os tempos. Ele faturou quase US$ 1,3 bilhão em todo o mundo nas bilheterias, segundo o Box Office Mojo. Em 2016, a licença das bonecas “Frozen” será revertida para a Hasbro. Mesmo assim, a Mattel tem outras duas marcas nos top cinco da lista da NRF: “Monster High”, “American Girl”, “My Little Pony” e “Dra. Brinquedos”. TARTARUGAS NINJAS A pesquisa para meninos incluiu “Tartaturas Ninjas”, PlayStation 4, Xbox One e “Transformers”. Houve duas áreas em que os dois gêneros se sobrepuseram: Lego foi a sexta escolha para as meninas, e o iPad da Apple também apareceu nos dois rankings. Ser destronada da lista de brinquedos foi o mais recente embaraço da Barbie este mês. A Mattel pediu desculpas na semana passada por um livro que retratou a Barbie como uma inépta engenheira de computação, após receber críticas on-line. A marca também enfrenta recente concorrência de um produto rival, cuja aparência é mais realista, contrastando com o corpo inatingível da Barbie. A boneca Lammily, de US$ 25, um projeto financiado por crowdfunding, permite que as crianças acrescentem imperfeições, tais como espinhas e rugas, está programada para começar a ser vendida no fim desta semana. Fonte:msn dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário